Os senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovaram, na reunião desta quarta-feira (07), projeto de Alvaro Dias que determina a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na cidade paranaense de Foz do Iguaçu. O projeto, o PLS 64/2014, recebeu relatório favorável da senadora Ana Amélia (PP-RS), e agora seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Na defesa de seu projeto, o senador Alvaro Dias argumentou que o município de Foz do Iguaçu, conhecido pelos seus atrativos turísticos, embora disponha de forte atividade industrial, em que despontam os setores de produtos alimentícios, minerais não metálicos, tecidos e calçados, ainda carece de maiores incentivos para o aproveitamento de todo o seu potencial econômico. . Portanto, a transformação da cidade em uma ZPE acrescentaria à administração de Foz do Iguaçu um importante instrumento para dar a ela maior dinamismo econômico, já que as zonas de processamento permitem a agregação de valor aos produtos provenientes de suas atividades econômicas tradicionais para posterior venda no mercado internacional.

“A Mesorregião do Sudoeste do Paraná, que está dividida em três microrregiões (Capanema, Francisco Beltrão e Pato Branco), e que possui, segundo o IBGE, 37 municípios, atende o requisito estabelecido pelo principal diploma legal que regula a criação de ZPE: a prioridade para sua instalação em áreas que tenham facilidades para a exportação. Localizada na porção meridional-oeste do Paraná, próxima a Santa Catarina e à divisa com a Argentina e o Paraguai, a mesorregião possui uma localização privilegiada para o escoamento da produção para países do Mercosul. Além disso, a instalação de uma ZPE no Paraná contribuiria para fomentar seu desenvolvimento, já que poderia ser agregado valor à produção local – baseada, principalmente, no setor primário e na agroindústria –, que seria posteriormente dirigida ao mercado externo. Nosso projeto, portanto, traz a certeza de que a instalação de uma ZPE traria imensos benefícios à Mesorregião do Sudoeste do Paraná e, em consequência, à área de fronteira, fundamental para o desenvolvimento e para a segurança do País”, defendeu o senador Alvaro Dias no seu projeto.