Viagens, comícios, inaugurações de obras fictícias, atos políticos repetidos, tudo em busca de um palanque que possa impedir sua queda nas pesquisas. Este tem sido o roteiro eleitoreiro da presidente Dilma, que corre o Brasil participando de eventos para os quais não está presente no palanque a realidade de um governo que quase não tem nada a mostrar. Em resumo, este era o tom da mensagem lida pelo senador Alvaro Dias, na Tribuna, enviada a seu celular por um eleitor. A mensagem criticava o festival de eventos e inaugurações que têm a presidente como protagonista, para tentar vender à população a imagem de um governo tocador de obras. “Nada mais falso”, como destaca o eleitor, na mensagem enviada ao senador Alvaro Dias.

“Amanhã, 13 de maio, Dilma deverá desembarcar no Ceará, para inaugurar a obra de transposição do rio São Francisco. Mas a verdade é que não há nada a inaugurar. A conclusão da obra da transposição á foi prometida para 2010, depois 2012, 2013, 2014 e agora preveem o término no final de 2015. Mas Dilma vai inaugurar uma obra que tem metade do previsto finalizado, cujo orçamento, que era de R$ 4 bilhões, já ultrapassou os R$ 12 bilhões. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, no Ceará há um lote da transposição que tem 64% das obras concluídas, e outro, 25%. Ou seja, se Dilma for inaugurar algo no Estado, será uma farsa”, afirma o eleitor, citado no Plenário pelo senador Alvaro Dias.

O texto recebido pelo senador Alvaro Dias também analisa a “pantomima” seguida pela presidente e visita à cidade de Curitiba, na última semana. Como lembra a mensagem, Dilma anunciou pela terceira vez a liberação de verbas para a construção do metrô para a capital paranaense. Das outras duas vezes, os recursos jamais chegaram para o início da obra.

“Dilma protagonizou uma cena patética em Curitiba, ao anunciar pela terceira vez consecutiva verbas para o metrô da cidade, que ainda não saiu do papel. A petista já esteve na capital paranaense em outubro de 2011 e também em outubro do ano passado, e de lá pra cá a gestão municipal passou para as mãos de um aliado do governo, o projeto foi alterado e o seu custo subiu, mas os recursos continuam sem aparecer”, afirmou o senador Alvaro Dias, lembrando comentários de internautas nas redes sociais, que afirmam que a presidente, por repetir a mesma promessa três vezes, teria direito a pedir música no programa “Fantástico”. Segundo o senador, a música que Dilma pediria seria “Pega na Mentira“.

Foto: Gerdan Wesley