Você está aqui: Capa / Política / Apelo para que governo Federal decrete emergência no Paraná por causa das chuvas
Apelo para que governo Federal decrete emergência no Paraná por causa das chuvas

Apelo para que governo Federal decrete emergência no Paraná por causa das chuvas

Da tribuna do plenário, o senador Alvaro Dias fez, nesta segunda-feira (09/06), um apelo para que o governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, reconheça de forma sumária a situação de emergência no Paraná por causa das fortes chuvas que atingem o Estado, deixando mortes e muita destruição.

“O dispositivo legal que permite o reconhecimento sumário de emergência foi criado em 2010, em decorrência do grande desastre que atingiu o Nordeste brasileiro, e serve para que nestes casos não haja necessidade de percorrer tramites burocráticos e aumentar o sofrimento das famílias atingidas por desastres naturais”, disse o senador.

Com o reconhecimento da situação de emergência, o governo Federal pode destinar ajuda humanitária, como cestas básicas, aos municípios atingidos e autorizar as famílias desabrigadas a sacar o FGTS e a renegociar dívidas, no caso de pequenos produtores afetados pelas chuvas.

Alvaro Dias fez um relato sobre a situação caótica enfrentada pelas cidades paranaenses. As enchentes já provocaram interdição total ou parcial em 19 rodovias estaduais e federais. “Segundo dados da Defesa Civil do Paraná, 86 municípios sofrem com as fortes chuvas e aproximadamente 40 mil pessoas foram atingidas. Todas as regiões do Estado estão em estado de alerta. Diversos órgãos governamentais estão envolvidos no atendimento às vítimas e na arrecadação de donativos que estão sendo recebidos em qualquer unidade do Provopar, Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As principais demandas para atender os desabrigados são colchões, cobertores, roupas, fraldas, material de higiene e limpeza”, relatou.

33 comentários

  1. LuisMiguel Torrellas Duenas

    Se o governo não cumpre nem lei imagina apelo.

  2. Que essa chuva chegue a sp. Na cantareira precisamente

  3. Amanhã levo toda essa chuva do Paraná para o Nordeste!!

  4. Senador, quando aconteceu enchentes no ACRE até água o Governo Federal mandou por aviões da FAB e outra coisitas mais…………….. afinal o Governador de lá é PT e adorador da Dilma e etc…….

  5. Manda essa chuva pro NE a gente agradece :p

  6. Se as eleições fossem Hoje?
    Já saberia em quem votar?
    Então Vote no nosso aplicativo, baixe na PlayStore
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.me.eleicoes

  7. Se depender do governo federal do PT para ajudar o Paraná, estão fritos…

Subir ao Topo