O senador Alvaro Dias, em entrevista à Rádio Senado, destacou que o Estatuto do Torcedor, criado pela Lei 10.671/2003 (aprovada como uma das propostas originárias da CPI do Futebol), tem se mostrado eficaz como instrumento de combate à atuação de cambistas. Com base nesta lei, a Polícia do Rio de Janeiro desarticulou na semana passada uma quadrilha que vendia irregularmente ingressos para jogos da Copa do Mundo, e que possui ramificações internacionais.

Ao ressaltar que o Brasil pode se tornar referência no combate à venda irregular de ingressos, o senador Alvaro Dias lembra que as polícias de vários estados só puderam prender a quadrilha de cambistas que atuavam nesta Copa graças às previsões penais do Estatuto do Torcedor.

“Nesse caso da máfia dos ingressos, mais uma vez o Estatuto do Torcedor foi fundamental, como tem sido em outras ocasiões para punir vândalos nos estádios, por exemplo”, afirmou o senador.

Alvaro Dias não descarta a possibilidade de a legislação ser aprimorada para também punir quem compra ingresso de cambista.
“O cambista sempre existiu no Brasil e nunca houve punição. Quem compra acaba comprando pelo hábito. Certamente, detalhes que podem ser corrigidos no Estatuto devem ser considerados. É uma Lei que deve ser sempre aprimorada”, afirmou.

As polícias das 12 cidades-sede da Copa prenderam mais de 100 pessoas pelo crime de cambismo, inclusive estrangeiras. A quadrilha internacional desarticulada no Rio movimentaria mais de US$ 200 milhões por Mundial.