O discurso feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em que criticou duramente o aparelhamento da máquina pública e reafirmou seu compromisso com o combate à corrupção e à impunidade, foi elogiado no Plenário pelo senador Alvaro Dias, na sessão desta terça-feira (9). Para o senador, as palavras do procurador revelam a firme disposição do Ministério Público de se manter implacável na luta para que corruptos e corruptores sejam presos e devolvam os ganhos obtidos de forma espúria.

“O discurso representa um avanço importante, pois reafirma a independência do Ministério Público e, sobretudo, destaca o comportamento ousado, corajoso e competente do Procurador-Geral da República, que aplaudimos neste momento”, disse Alvaro Dias da Tribuna.

Ao participar da Conferência Internacional de Combate à Corrupção, nesta terça-feira, o procurador Rodrigo Janot afirmou: “A resposta àqueles que assaltaram a Petrobras será firme, na Justiça brasileira e fora do país”. Janot prosseguiu: “O Brasil ainda é um país extremamente corrupto. Estamos abaixo da média global, rateando em posições que nos envergonham e nos afastam de índices toleráveis. Envergonha-nos estar onde estamos”, resumiu ele, que atribuiu o ranqueamento do país a “maus dirigentes, que se associam a maus empresários, em odiosas quadrilhas, montadas para pilhar continuamente as riquezas nacionais”.