Os parlamentares dos partidos de oposição apresentaram nesta quarta-feira um relatório alternativo ao que foi elaborado pelo relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS). A proposta da oposição, de 165 páginas e mais 360 outras com anexos, pede o indiciamento da atual presidente da estatal, Graça Foster. O relatório da oposição também incluiu outros acusados de envolvimento no esquema de corrupção na empresa, como o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, o deputado cassado André Vargas (sem partido-PR), o deputado Luiz Argôlo (SD-BA) e representantes de empreiteiras.

Os partidos de oposição consideram que Graça Foster praticou o crime de falso testemunho quando negou à CPI Mista que soubesse de denúncias referentes ao pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore. Para a oposição, a presidente da Petrobras também tinha conhecimento e deixou de cumprir sua obrigação em relação às denúncias de superfaturamento nas obras da Refinaria de Abreu e Lima – daí a existência do crime de prevaricação. Os parlamentares também pedem o afastamento de Graça Foster e dos demais diretores e conselheiros da Petrobras.

O senador Alvaro Dias foi quem apresentou o requerimento de criação desta CPI Mista da Petrobras. Na primeira fase da comissão, antes da campanha eleitoral, o senador apresentou uma série de requerimentos de convocação de implicados no escândalo do petrolão, e requereu quebras de sigilo que, no final, propiciaram o cruzamento de informações para a identificação do caminho percorrido pelas empreiteiras, empresas laranjas e dirigentes da Petrobras para desviar bilhões da estatal.