“É deplorável verificar que as páginas de política dos jornais se transformaram em verdadeiras páginas policiais”. A afirmação foi feita na tarde desta quinta-feira (19), no Plenário, pelo senador Alvaro Dias, que em pronunciamento, falou sobre o excesso de escândalos na administração pública do país. O senador paranaense criticou a tentativa de parlamentares da bancada governista de tentar justificar os escândalos atuais comparando-os com problemas ocorridos em um passado já distante.

“Os tempos atuais se tornaram um verdadeiro calvário a ser percorrido por aqueles que integram a seleção do bem no País, e que teimam em participar da atividade pública num tempo de desencanto sem precedentes na história brasileira. Gostaríamos de poder oferecer aos cidadãos um novo tempo de trabalho e de dignidade na atividade política, e não há como não se indignar com aqueles que realizam um esforço notável para buscar escândalos do passado que possam justificar problemas e aplacar consciências no presente, como se isso fosse possível”, disse o senador.

Para Alvaro Dias, o modelo de governabilidade adotado pelo partido que está há 12 anos no poder é a matriz geradora dos principais escândalos com dinheiro público descobertos recentemente. Em seu pronunciamento, o senador afirmou que os fatos desvendados atualmente na Petrobras, com o escândalo do petrolão, possuem clara conexão com outros casos de corrupção denunciados tanto no primeiro governo Dilma como nos outros dois mandatos do ex-presidente Lula.

“Foram 12 anos deste modelo promíscuo do balcão de negócios, praticado com dedicação por aqueles que ocupam o poder. Este modelo beneficia apenas os chupins da República, os sanguessugas, os gafanhotos, os mensaleiros, e os agora os petroleiros. O mensalão foi denominado como um complexo e sofisticado esquema de corrupção idealizado por uma organização criminosa em nome de um projeto de poder de longo prazo. Pois o que é o escândalo do petrolão senão exatamente esta mesma denominação? E com o agravante de que além do projeto de poder, buscou-se o enriquecimento ilícito com o desvio de bilhões da Petrobras. A causa de todos esses escândalos, portanto, é esse promíscuo modelo de assalto aos cofres públicos, com o loteamento dos cargos, o aparelhamento do Estado, para que alguns poucos se beneficiem do esforço coletivo de todo um povo”, afirmou o senador Alvaro Dias.