Na abertura da sessão plenária desta segunda-feira (13), o senador Alvaro Dias lamentou a morte do ex-deputado, ex-senador e ex-ministro do STF, Paulo Brossard, ocorrida neste domingo (12). O senador afirmou que o jurista somava conhecimento jurídico à sensibilidade política, e interpretava, com autenticidade, as aspirações do povo brasileiro.

“Eu cheguei a Brasília ainda jovem e o encontrei aqui. O Congresso Nacional parava para ouvi-lo. Nós sabemos o quanto é difícil o silêncio quando o orador se pronuncia. Brossard não viveu esse drama jamais. Sua voz sinalizava para a necessidade do silêncio absoluto. Sem dúvida, fica nos registros dos Anais da história como um dos grandes tribunos brasileiros, como um dos grandes parlamentares, um dos grandes líderes em momentos cruciais da vida nacional, mas sempre a figura do gaúcho simpático, capaz de conviver simplesmente, na simplicidade dos gestos mais comuns”, disse o senador.

Alvaro Dias lembrou ainda que teve a oportunidade de acompanhar o ex-ministro Paulo Brossard, em uma caminhada pela Rua das Flores, em Curitiba, quando pôde constatar a simpatia com que ele acolhia os cumprimentos da população paranaense.

“Paulo Brossard era então ministro da Justiça e ia ao Paraná exatamente no cumprimento da sua missão de ministro de Estado. Fazia questão de caminhar pelas ruas, a fim de sentir as aspirações das pessoas de Estados diferentes do seu Estado, o Rio Grande do Sul. Essa é uma perda enorme, uma lacuna que não se preenche facilmente. Paulo Brossard passa para a história como um dos grandes parlamentares brasileiros, um dos grandes tribunos que passaram por esta Casa. Os nossos pêsames, a nossa solidariedade à família, aos seus amigos e aos seus admiradores”, salientou o senador Alvaro Dias.