O senador Alvaro Dias enviou ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nesta quinta-feira (18), solicitando que sejam investigadas pela pasta denúncias de invasão de terras, extorsão e tráfico de drogas por parte dos trabalhadores sem terra da Frente Nacional de Luta, na região de Alto Paraíso e São João d’Aliança, no Estado de Goiás. Na carta ao ministro, o senador destaca que é preocupante o aumento da tensão entre os produtores rurais dos municípios de Goiás e os militantes sem terras.

As denúncias foram feitas, como afirma Alvaro Dias, na Ata da 867ª Reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, que foi realizada em Brasília, no último dia 11 de junho, na sede da Ouvidoria Agrária Nacional, em Brasília. A reunião contou com a participação de representantes da Defensoria Pública da União, Ministério da Justiça, Polícia Militar, Movimento dos Agricultores Unidos, proprietários de terras da região e membros do governo.

Nesta semana, no Plenário, o senador Alvaro Dias criticou a postura adotada pelo ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gercino José da Silva Filho. O ouvidor, segundo consta na ata da reunião, teria dito que “movimento popular visando a reforma agrária não é crime contra o patrimônio”. Por isso, segundo a opinião do membro do governo federal, as polícias não poderiam impedir a ocupação de fazendas por trabalhadores sem terra. Para o senador, essa postura do ouvidor agrário representa um estímulo à invasão de terras produtivas e à violência no campo. Em seu ofício, o senador solicita ao ministro José Eduardo Cardozo que apure as denúncias feitas pelo Comandante da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alto Paraíso, Major Carlos Eduardo Belelli, sobre os conflitos em Goiás.