O senador Alvaro Dias apresentou projeto, neste mês de julho, que confere ao município de Curitiba, capital do Estado do Paraná, o título de “Capital Nacional da Arte em Mosaico”. Na justificação da sua proposição, o senador afirma que Curitiba se destaca pelas belas obras artísticas em mosaico que embelezam logradouros públicos, igrejas e museus, elaboradas por artistas paranaenses como Bea Pereira, Rosângela Kusma Gasparin, Inês Grisotto, que oferecem cursos cada vez mais concorridos e que geraram novos artistas. Entre esses novos artistas figuram nomes como Denise Raasch Marcelino, Mauro Dacol, Tagliolo Loko, Iris Van den Bogert, Iara Fragoso, Fernanda Czelujinski, Celina Lima, Eliane Chichof, Désirée Sessegolo, Loire Nissen, Denise Nissen, Marize Saboia, Regina Lagana, Selene Calafange, Silvane Burkot, Soeli Ferenc, Eugenio Ferenc, There Amaral e tantos outros mosaicistas que, para o senador, fazem Curitiba merecer o título de Capital Nacional da Arte em Mosaico.

“Eleger determinada cidade brasileira capital simbólica constitui forma de reconhecer a excelência de tal cidade em determinada área, o que configura, sem dúvida, uma forma de homenagem. Neste sentido, Curitiba faz mais do que merecer o título de Capital Nacional da Arte em Mosaico, como defende a própria revista Mosaico em Rede, a primeira revista sobre a arte em mosaico do Brasil, editada na capital paranaense”, afirmou o senador Alvaro Dias.

Na sua definição mais comum, a arte em mosaico, ou arte musiva, é uma arte decorativa considerada como uma expressão artística na qual o artista, autor da obra, organiza peças coloridas de diversos matizes, conhecidas como tesselas que são coladas sobre superfícies formando imagens. Essas imagens, formadas por pequenos fragmentos de vidro multicolores, pedras semipreciosas, mármore, conchas e outros materiais, são forma de arte que existem há milênios, desde o tempo dos sumérios, por volta de cinco mil anos, que revestiam pisos, paredes e pilastras fixadas em massa, formando figuras de decoração geométricas extremamente belas que resistiram à ação do tempo e que fazem parte do acervo dos museus europeus e americanos, impressionando a todos pela sua beleza.

No seu projeto, o senador apresenta como um exemplo dessa arte em Curitiba o grande mural em mosaico, de 13 x 3 metros de altura, intitulado “Árvore em Verso e Reciclagem”, localizado próximo ao Centro Cívico da capital paranaense. “Esse mural impressiona pela beleza para quem passa pela rua Roberto Barroso, na esquina com a rua Mateus Leme no centro urbano de Curitiba”, afirma Alvaro Dias, que lembra ainda a realização da 5ª. Bienal de Mosaico de Curitiba, que se realizará de 19 de agosto a 27 de setembro de 2015, e o evento 1º Mosaico em Pauta, no dia 19 de agosto próximo, no memorial da cidade. “O estímulo para o aperfeiçoamento das técnicas e revelação de novos talentos da arte em mosaico decorre de promoções da arte como essas”, conclui o senador Alvaro Dias.