Em discurso no qual lembrou os primeiros seis meses do segundo mandato da presidente Dilma, o senador Alvaro Dias apresentou diversos exemplos de atos do governo que revelam não apenas sua incompetência administrativa, mas também expõem a rotina de transformar a política em espetáculo midiático, sem compromisso com a realidade. Entre as ações com intenção de “engabelar” o eleitor brasileiro, o senador destacou a redução do valor das contas de luz de toda a população. Alvaro Dias, no Plenário, salientou que a presidente, em discurso em rede de TV, no dia 23 de janeiro de 2013, se dirigiu à Nação para transmitir a informação de que as contas de luz das famílias ficariam 18% mais baratas.

Passadas as eleições de outubro de 2014, apenas alguns meses depois o consumidor brasileiro viu sua conta de luz subir 36,34%. Segundo cálculos do IBGE, num período de 12 meses, encerrados no mês de março deste ano, essa alta na energia elétrica chega a 60,42%. Para Alvaro Dias, a sociedade tem o direito de saber quem foi o autor desta desastrada iniciativa que fez as contas de luz subirem muito mais do que estavam antes de serem rebaixadas à força.

“Quem orientou, quem foi o especialista, quem foi o técnico, quem foi o gestor que incentivou a presidente Dilma a informar que daria um desconto de 18% e por que poderia oferecer esse desconto na tarifa de energia elétrica aos brasileiros? Quem paga essa conta agora? Quem é responsável por isso? São ações desastradas como esta que provocaram um estrago monumental nas finanças públicas do país, e que explicam o fato de a popularidade da presidente estar atualmente no fundo do poço”, afirmou o senador Alvaro Dias.