A organização não-governamental “Todos pela Educação” divulgou nesta semana um relatório com os resultados parciais das cinco metas estabelecidas pela entidade com cumprimento até 2022. O relatório apontou que apenas 54% dos jovens com até 19 anos concluiu o ensino médio em 2013. A meta do Plano Nacional da Educação, PNE, estabelece que 85% concluam o ensino médio até 2022. Já a meta da ONG é de 90%. Para o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, que foi relator do PNE no Senado, é preciso aplicar penalidades aos gestores que não cumprirem as metas do plano.

“Esses dispositivos, de criação da Lei de Responsabilidade Educacional, foram rejeitados pelo governo do Pt durante a votação do PNE no Senado, e até hoje estados e municípios não concluíram a elaboração os seus planos. Então em matéria de cumprimento do Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos, estamos praticamente na estaca zero”, disse o senador.

Das cinco metas estabelecidas pela entidade apenas a do investimento foi parcialmente cumprida. O Brasil gastou 5,6 por cento do PIB com educação. A meta era de 5%. Para o ensino básico, o investimento deveria ter alcançado o mesmo patamar, mas ficou em 4,7%. O relatório também apontou que dois milhões e 800 mil jovens e crianças entre 4 a 17 estão fora das salas de aula. A meta para 2014 era atingir 98%, mas o índice ficou em 93,6%.