Matéria do site Infomoney relembra que há um ano, durante o período da campanha eleitoral, uma carta enviada aos clientes do Santander pela superintendente de investimentos do banco, Sinara Polycarpo, em que relacionava uma eventual vitória de Dilma Rousseff com a piora das condições econômicas do país nos meses seguintes, causou tamanha repercussão que levou inclusive à demissão da funcionária. Na mensagem aos clientes, Sinara afirmava que uma estabilização da presidente nas pesquisas poderia causar um cenário de reversão de expectativas na economia, o que levaria à desvalorização do câmbio, à subida dos juros e à queda do índice Ibovespa. Na ocasião, o PT acusou a funcionária de praticar “terrorismo econômico”, e a própria presidente Dilma classificou a carta de “lamentável e inadmissível”. O ex-presidente Lula, mais agressivo, afirmou à época que “essa moça não entende porra nenhuma de Brasil e de governo Dilma”, e chegou a pedir a demissão da superintendente de investimentos.

Após o mal estar com o governo, a direção do banco Santander decidiu desligar a funcionária de suas funções, e colocou anúncio em sua página na internet pedindo desculpas pelo texto e reiterando “convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento”. Um ano depois da carta, constata-se que as previsões de Sinara Polycarpo estavam corretas. Da época da demissão até os dias de hoje, o dólar subiu mais de 23%, passando dos R$ 2,20 da época para R$ 3,15 atualmente. A taxa básica de juros, que estava em 11%, alcançou 13,75% e deve continuar subindo para combater uma inflação que não dá tréguas. Já o índice Ibovespa chegou a cair 15 mil pontos, e ficou praticamente estável, mantendo-se na casa dos 54.000 pontos, embora acumule queda de 13% se comparado aos 61.800 pontos atingidos em setembro de 2014.

“A deterioração de nossos fundamentos macroeconômicos, citada na carta assinada por Sinara, nunca foi tão evidente: passamos por um momento de alta inflação e crescimento negativo (recessão), com recordes de endividamento público e uma enorme crise política instalada”, diz o site Infomoney. Os números atuais da nossa economia acabaram por fazer justiça à funcionária que foi demitida por falar a verdade.