Mesmo com a queda de 2% no PIB da agropecuária no terceiro trimestre de 2015 ante o mesmo trimestre do ano anterior, o campo continua sendo um dos poucos setores da economia a conseguir evoluir, gerar empregos e contribuir para diminuir a crise vivida atualmente pelo País. Esta foi a opinião manifestada pelo senador Alvaro Dias, em discurso na Tribuna, nesta terça-feira (1º/12). O senador afirmou que nas últimas semanas, quando visitou cidades do interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pôde observar a prosperidade e o desempenho acima da média que a agricultura brasileira apresenta, apesar do mau momento da economia.

“É surpreendente, quando visitamos o interior do Paraná e de outros estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como assim no Centro-Oeste, e observamos o quanto a agricultura prospera, apesar da crise que assola o País. Vendo de perto o trabalho do agricultor, parece até não haver crise no Brasil, tal o ambiente de prosperidade no campo, com as safras recordes, a agroindustrialização crescente, a oferta de oportunidades de trabalho com profissionais extremamente qualificados, melhorando inclusive o nível salarial geral da população”, afirmou Alvaro Dias.

No seu pronunciamento, o senador Alvaro Dias lamentou que, nas cidades, ao contrário do que ocorre no campo, o quadro seja radicalmente oposto, com empresários demitindo, sendo obrigados a fechar seus negócios devido ao estado atual de paralisia na economia brasileira.

“Quando se chega às ruas dos grandes centros urbanos, o drama é visível. Empresários de todos os portes afirmam que estão demitindo preventivamente porque a expectativa é do agravamento da crise. Outros empresários afirmam que não estão demitindo somente porque não possuem recursos em caixa para não arcar com o ônus das demissões. Outros demitem porque não possuem mais condições de sustentar a mesma estrutura mantida antes que o país entrasse em recessão. E por que esta crise monumental assola o Brasil, paralisa a economia, faz o país caminhar para trás, com um PIB dramaticamente negativo? Certamente porque o modelo atual de governança se esgotou, se exauriu. A debacle mora no nosso País”, concluiu o senador Alvaro Dias.