Em pronunciamento no Plenário, o senador Alvaro Dias defendeu que, em meio à grave crise que o País enfrenta, o Congresso Nacional precisa dar o exemplo e fazer a redução de gastos que o governo federal apenas finge fazer. De acordo com Alvaro Dias, o Legislativo precisa se modernizar para se tornar mais enxuto, econômico e qualificado, e para isso, o senador defende a redução do número de senadores de três para dois por estado, e a diminuição de 21% do total de deputados federais na Câmara.

“Temos que ter a ousadia de promover mudanças transcendentais para o futuro do país. Fazendo sua própria reforma, reduzindo o número tanto de senadores como de deputados federais, o Congresso terá mais autoridade para cobrar do governo federal uma reforma administrativa profunda, com redução do número de ministérios, secretarias, departamentos, diretorias e cargos comissionados”, afirmou o senador.

Alvaro Dias disse em seu discurso que as dificuldades atuais revelam que o modelo de governança vigente no país se esgotou, e que as estruturas das instituições públicas precisam ser revistas, bem como os investimentos e o custeio delas.

“Vamos continuar cobrando ousadia do governo federal, cobrando as reformas necessárias. O governo está paralisado, sobretudo pelo nervosismo e complexidade do momento político que vive, assolado por escândalos de corrupção. Este é um governo que se perdeu, e que perdeu sobretudo sua capacidade de criar. Sem criatividade, este governo não encontra iniciativas capazes de recuperar sua credibilidade e sinalizar para a possibilidade de mudança real, capaz de tirar o País desta crise monumental que enfrentamos. O Brasil precisa de mudanças radicais, e a ruptura com este modelo ultrapassado é uma exigência da coletividade nacional”, concluiu o senador Alvaro Dias.