Em entrevista à Rádio Senado, o senador Alvaro Dias afirma que o cenário para o País em 2016 não será tão positivo quanto quer fazer parecer o governo e suas lideranças. Para o senador, o aumento dos impostos e o crescimento do desemprego vão manter o quadro de recessão.

“O cenário é de pessimismo para este ano, porque o chamado ajuste fiscal feito pelo governo Dilma não foi suficiente. Reformas fundamentais não foram realizadas, então não houve aquecimento da economia. É difícil acreditar que 2016 possa ser melhor do que 2015”, afirmou Alvaro Dias.

Com relação à recriação da CPMF, que deve ser um dos principais pontos a serem debatidos no Congresso Nacional a partir de fevereiro, o senador Alvaro Dias disse considerar absurda a volta do imposto, como quer a presidente Dilma Rousseff. O senador acredita que o Congresso Nacional não apoiará a medida.

“Não acredito que o Congresso venha a aprovar mais um imposto, sobretudo esse imposto perverso que é um imposto em cascata que penaliza do início ao fim, do sistema produtivo até o consumidor”, disse Alvaro Dias à Rádio Senado.

O retorno da CPMF está previsto numa proposta de emenda à Constituição encaminhada pelo governo à Câmara dos Deputados em setembro. O texto prevê que 0,2% de cada transação bancária vá para o governo federal para financiar a Previdência Social. A proposta foi incluída no Orçamento deste ano e prevê 10 bilhões de reais de arrecadação.