[four_fifth]Foi divulgado na manhã desta segunda-feira (04) o primeiro Relatório Focus do ano 2016, com as previsões de mais de 100 economistas consultados pelo Banco Central, e mais uma vez, houve piora nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação deste ano que se inicia. A projeção para o avanço do IPCA em 2016 foi ajustada para 6,87%, acima, portanto, do teto da meta estipulada pelo governo, de 4,5% pelo IPCA com tolerância de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Em relação ao PIB, os economistas apostam numa retração de 2,95%, bem acima da previsão da semana passada, que era de recuo de 2,81%. Em relação a 2015, o Focus fechou com um PIB negativo de 3,71%. Com relação aos juros, os economistas consultados pelo BC mantiveram a expectativa para a taxa básica no fim de 2016 após o Banco Central reforçar a possibilidade de novo aumento no começo do ano. A pesquisa Focus mostrou que a projeção para a Selic, hoje a 14,25% ao ano, permaneceu em 15,25% no fim deste ano.

Os analistas mantiveram a expectativa de alta de 0,5% já em janeiro, depois de o BC mostrar que já não vê a inflação no centro da meta em 2017, destacando em seu Relatório de Inflação que conduzirá a política monetária “especialmente vigilante”.