O senador Alvaro Dias (PV/PR) apresentou, nesta quinta-feira (11/2), na Mesa Diretora do Senado, Voto de Aplauso à escritora paulistana Lygia Fagundes Telles por ter sido a   primeira mulher brasileira indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A União Brasileira de Escritores (UBE) a elegeu por unanimidade e já encaminhou seu nome à Academia Sueca. A escolha e o anúncio do Nobel de Literatura serão em outubro na capital sueca.

“É motivo de celebração e de muito orgulho para todos os cidadãos brasileiros, partilhar desse momento emblemático de sua indicação ao Nobel. Lygia Fagundes Telles é inquestionavelmente a maior escritora brasileira viva, reproduzindo as palavras do presidente da UBE, Durval de Noronha Goyos. A obra desta escritora, que já recebeu os prêmios Camões (2005), o Jabuti (1966 e 1974), entre tantos outros, agora concorre ao prêmio que personifica a maior honraria concedida a um escritor. Estou convicto de que Lygia Fagundes Telles, essa escritora “radical”, “enraizada”, se faz merecedora, por parte do Senado da República, desse Voto de Aplauso que tenho a honra de propor e a certeza de que será aprovado, como o reconhecimento de sua colossal produção literária”, disse o senador na justificativa do Voto. Leia a íntegra do Voto