Em pronunciamento no Plenário, na sessão desta segunda-feira (06), o senador Alvaro Dias externou sua preocupação com o drama vivido atualmente pelos caminhoneiros do País. Para o senador, qualquer análise sobre a situação caótica vivida pelos trabalhadores das estradas passa pela verificação dos sucessivos erros na política econômica que levaram à atual crise econômica, com inflação galopante, explosão da dívida pública, crescimento desenfreados dos juros, além de outros problemas que tornaram insustentável a sobrevivência econômica dos caminhoneiros.

“Os erros na política econômica dos últimos anos, que nos levaram a esta crise sem precedentes, agravaram a situação dos caminhoneiros. Se nós formos analisar a dívida pública que cresceu, se nós formos analisar essa política de subsídios que favoreceu grupos econômicos de outros países através do BNDES, nós vamos entender por que os caminhoneiros brasileiros estão desesperados. Não há nenhuma dúvida de que essa é uma das causas centrais da crise e da derrocada do setor de transportes no Brasil, que se tornou insustentável”, afirmou o senador.

Para o líder do PV, a falta de sinceridade do governo do PT sobre a real situação econômica do país está também entre as causas do drama dos caminhoneiros. Segundo ele, a propaganda sobre safras recordes da agricultura e a baixa taxa de juros disponibilizada pelo BNDES incentivaram empresas a renovarem e aumentarem suas frotas. Além disso, muitos caminhoneiros empregados pediram demissão, com a ilusão de que poderiam ser autônomos.

“Estimular pessoas físicas e jurídicas ao endividamento sem a elas ter informado a realidade sobre a grave crise econômica que estava sendo maquiada é, seguramente, a pior traição que poderia ser feita àqueles que sonhavam contribuir com o crescimento do Brasil e melhorar a vida de suas famílias”, afirmou Alvaro Dias.

O senador Alvaro Dias defendeu, entre outras medidas, a redução do preço do óleo diesel, piso salarial definido para os caminhoneiros, criação de novos postos da Polícia Rodoviária Federal e o cumprimento de leis que beneficiam a categoria, como a Lei da Estadia e Lei do Vale Pedágio.

“Diante das dificuldades enfrentadas, os caminhoneiros estão reivindicando a redução do preço do óleo diesel; o cumprimento das leis que beneficiam a categoria, como a Lei da Estadia e do Vale-Pedágio; um piso salarial definido para a categoria e a criação de novos postos da Polícia Rodoviária Federal. Muitos defendem, mesmo em caráter experimental por algum tempo, a aplicação da lei da jornada de trabalho para todos os caminhoneiros, situação que poderia provocar uma valorização dos fretes. Trata-se de uma pauta a que o atual Governo, junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, deve dar uma atenção especial. É por isso que nós estamos na tribuna, Senador Paulo Paim, para pedir atenção especial para essa pauta ao novo Governo. Além de o segmento ser o responsável maior pelo transporte de cargas, dele depende um número significativo de famílias, e muitos não têm condições de apenas esperar a melhora da situação econômica do País”, concluiu o senador.