O senador Alvaro Dias apresentou, nesta segunda-feira (06/02), requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento de Dom Albano Bortolletto Cavallin, Arcebispo Emérito de Londrina, ocorrido no último dia 01º de fevereiro. Paranaense nascido na Lapa, neto de imigrantes italianos, Dom Albano tinha 86 anos, e nos seus últimos 15 anos de vida vinha se dedicando ao arcebispado de Londrina.

Em seu Voto de Pesar, o senador Alvaro Dias lembra que Dom Albano participou das Missões Populares de Londrina, onde reuniu 14.000 missionários leigos que, durante um ano, visitaram 90.000 lares nas cidades da Diocese. O Arcebispo também ajudou a construir o Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, e foi o responsável pela fundação do Seminário Propedêutico, o Curso de Teologia na PUC e a instalação do Diaconato.

“Na formação do clero, Dom Albano viveu intensamente o período de renovação da Igreja pelo Concilio Vaticano II, do qual foi um promotor, como Secretário do Regional Sul II do Paraná. Na formação procurou sempre infundir nos Seminaristas um amor à Igreja, sobretudo na sua renovação conciliar. Sua vida como Padre e Bispo foi marcada pelo apostolado catequético, sendo conhecido por todos como Bispo Catequista, no Paraná e na CNBB Nacional. Foi o incentivador do conhecido Manual de Catequese Crescer em Comunhão, em 5 volumes e com uma tiragem de mais de dois milhões de exemplares”, afirma Alvaro Dias em seu requerimento de Voto de Pesar e apresentação de condolências à família.