O Senado Federal precisa ouvir a voz das ruas, que programou manifestação em todo o Brasil para pedir a aprovação do projeto que prevê o fim do foro privilegiado, e deve votar com urgência esta PEC. Este foi o apelo feito pelo senador Alvaro Dias na sessão plenária, ao corroborar discurso do senador Randolfe Rodrigues, que também pediu que fosse pautada a votação da PEC do fim do foro. Randolfe está coletando assinaturas de líderes partidários para requerer da Mesa Diretora que estabeleça um calendário especial para discussão e votação da proposta de emenda constitucional em dois turnos.

“Aproveito a oportunidade para apoiar a iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, que faz esse apelo às lideranças e senadores, para que subscrevam esse pedido de urgência para votação do projeto que extingue o foro privilegiado de todas as autoridades. Essa não é uma pauta nossa, não é uma pauta governista, nem de opositores. Esta é uma pauta da sociedade. Há uma imposição popular, uma exigência coletiva em torno deste tema. As pessoas de bem neste País querem uma mudança para valer, e por isso exigem o fim do foro privilegiado”, disse Alvaro Dias.

Para o senador Alvaro Dias, a aprovação da PEC que acaba com o foro privilegiado representará um avanço civilizatório para o Brasil. “Se acabarmos com o foro, estaremos superando esse atraso. Se o Congresso não adotar esta providência, obrigará o Supremo Tribunal Federal a agir, e depois alguns afirmam que o STF comete a invasão de competência. Portanto, não podemos nos omitir diante deste apelo da sociedade”, completou.