Você está aqui: Capa / Política / PEC do foro privilegiado precisa ser votada antes que processos prescrevam, alerta Alvaro Dias
PEC do foro privilegiado precisa ser votada antes que processos prescrevam, alerta Alvaro Dias

PEC do foro privilegiado precisa ser votada antes que processos prescrevam, alerta Alvaro Dias

“Ou o Congresso acaba com o foro privilegiado, ou os eleitores acabarão com o foro dos congressistas, derrotando-os nas urnas no ano que vem”. A afirmação foi feita por Alvaro Dias, na sessão plenária desta segunda-feira (17), ao fazer aparte a discurso do senador Reguffe em defesa da aprovação da PEC que acaba com o foro privilegiado de autoridades. Para o senador, diante das delações que vieram a público recentemente e do volume de propinas distribuídas a políticos, o projeto que acaba com o foro se torna um dos mais importantes na pauta do Congresso no momento atual.

“É humanamente impossível o Supremo Tribunal Federal julgar todas as ações de envolvidos com esse escândalo recente. Até porque o STF não é um tribunal penal. A verdade é que, enquanto o Congresso deixar de votar o projeto do fim do foro privilegiado, os investigados não serão julgados. O fim do foro, portanto, é matéria urgente, prioritária, por isso, vamos continuar lutando para aprova-lo no Senado, não vamos jogar a toalha”, disse o senador.

Para Alvaro Dias, a demora do STF em julgar as centenas de políticos envolvidos com escândalos de corrupção levará muitos dos casos a prescreverem. Diante dessa possibilidade, o senador reiterou a importância de se votar a PEC do fim do foro e até mesmo a reforma política.

“Há um constrangimento no Congresso, porque, há mais de uma década – quase duas décadas –, nós debatemos reforma política e não oferecemos ao País um modelo político compatível com as aspirações da nossa gente. Então, é sempre constrangedor debater esse tema da reforma política; mas é necessário; nós não podemos fugir dele. Hoje, mais do que antes, em razão das circunstâncias: essa tempestade devastadora no campo da ética, que faz com que os escombros fiquem a olhos vistos com as denúncias, com as delações. Creio que isso faz crescer a importância da aprovação do projeto do fim do foro privilegiado”, concluiu.

3 comentários

  1. Agradecemos o trabalho de vs senhoria, sempre em defesa da população.
    sou admirador de seu trabalho.

  2. Contamos com seu eficiente trabalho de sempre na defesa do cidadão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

Subir ao Topo