O senador Alvaro Dias recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (5/4), a visita de 25 alunos do colégio Espaço Criativo, de Goiânia. Eles fazem parte de um projeto que estuda o Poder Legislativo.

As crianças, do quarto e quinto anos do ensino fundamental, fizeram várias perguntas para o senador sobre o funcionamento do Congresso, a corrupção e a tramitação dos projetos de Lei. Victor, de 8 anos, perguntou, por exemplo, por que no Brasil há tanto desvio de dinheiro. Alvaro Dias disse que o País vive hoje o maior escândalo de corrupção do mundo, e que há muita gente desonesta estimulada pelo sistema de barganha política.

Os alunos também quiseram saber o foro privilegiado, já que Alvaro Dias é autor da PEC que acaba com os privilégios. O senador explicou a importância de extinguir o foro para que a “justiça possa ser igual para todos” e citou como exemplo o fato de políticos que perderam o foro já terem sido condenados: “O STF tem apenas 11 ministros para julgar milhares de autoridades com foro. É por isso que só políticos que perderam o mandato, como Sérgio Cabral e Eduardo Cunha, foram para a cadeia. Os outros processos não andam por causa do foro privilegiado”.

Alvaro Dias falou ainda aos estudantes da importância de combater os desvios de recursos públicos para que setores essenciais como a educação possam ter a atenção devida. “Temos que acabar com a corrupção, porque corrupção é roubo”, disse o senador ao responder o questionamento de um aluno sobre o que “é a corrupção? ”.

A coordenador pedagógica da escola, Carolina Nunes Curado, agradeceu o senador e disse que a “aula” foi de grande valia para os alunos. Depois do bate papo, o senador presenteou a escola com exemplares da Constituição.