A presidente da União Nacional dos Estudantes(UNE), Virginia Barros, falou, na audiência pública para debater o PNE, sobre a importância da participação dos estudantes na discussão sobre os rumos da educação. “Precisamos superar os retrocessos dos últimos anos para aprovar um PNE que garanta educação de qualidade” , disse.
Virgínia disse que o PNE deve garantir mudanças e não ser apenas uma carta de intenções: “Não podemos desresponsabilizar o Estado brasileiro dos temas centrais da educação. É fundamental, por exemplo, garantir instrumentos de permanência do aluno nas universidades. Hoje 4 milhões e 700 mil estudantes estão matriculados nas universidades brasileiras, sendo que 15%  nas universidades públicas, ou seja, só a elite. Para a UNE é preciso inverter a lógica e garantir a maioria das matrículas nas universidades públicas”, disse.
A presidente da UNE disse que a condição socioeconômica é hoje o principal motivo da evasão escolar e defendeu que parte do orçamento das universidades seja destinado à assistência estudantil. “É fundamental garantir a destinação de 10% do PIB para a educação pública no País “. Virgínia defendeu ainda o controle público sobre as universidades privadas e um maior investimento nas universidades estaduais.