Em discurso no Plenário do Senado, nesta terça-feira, Alvaro Dias lembrou que neste dia 05 de novembro o Brasil comemora os 164 anos de nascimento de Rui Barbosa. O senador salientou em seu discurso a atualidade da visão do patrono do Senado sobre a educação, hoje o tema que tem galvanizado as atenções por conta dos debates sobre o Plano Nacional de Educação. “O advogado, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta, orador ímpar, Rui Barbosa, além de enfeixar inúmeros atributos notáveis, é detentor de um marca indelével: maior expoente do Senado brasileiro em todos os tempos. Defensor intransigente do federalismo, do abolicionismo e de uma visão moderna da economia, foi um legalista convicto”, afirmou Alvaro Dias.

Dentre as inúmeras facetas de Rui Barbosa, destacadas por Alvaro Dias em seu discurso, foi elogiada a valiosa contribuição à educação. Como lembrou o senador, Rui cunhou um lema mais atual do que nunca: “Educação é preparação para a vida completa e vida completa exige educação integral”.

“Ao patrono do Senado, nesse marco dos 164 anos de seu nascimento, nossas homenagens àquele que tanto lutou e contribuiu sem trégua para a construção e o aprimoramento de nossas instituições democráticas e republicanas”, disse o senador Alvaro Dias.