Com atraso de mais de um ano, o governo federal divulgou na manhã desta terça-feira (28) a Matriz de Responsabilidades Olímpicas, o documento que reúne a lista de todas as obras que serão realizadas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O documento também traz informações sobre os custos das obras para o evento e detalha quem paga a conta dos 52 projetos necessários para a realização dos Jogos. Segundo matéria do Uol Esporte, menos da metade dos projetos (24) já possui orçamento ou custos definidos, que somam R$ 5,6 bilhões a serem pagos com dinheiro público pela União, governo do Estado e Prefeitura do Rio. De acordo com o governo, o resto dos valores será acrescentado à relação conforme tiverem seus editais de licitações prontos e divulgados.

De acordo com a Matriz de Responsabilidades divulgada pelo governo Dilma, foram incluídos no documento apenas as obras essenciais para a realização da Olimpíada, que não seriam feitas caso a cidade não fosse receber os Jogos. Não há previsão de realização de qualquer obra de infraestrutura que sirva de legado concreto para o Rio de Janeiro, como intervenções para melhoria da mobilidade urbana na capital do Estado.

Como lembra o site Uol, desde pelo menos o começo de 2013 que o governo federal promete a divulgação da Matriz Olímpica. No segundo semestre, o TCU começou a emitir pareceres e decisões recomendando a formulação do documento o quanto antes, até que no fim do ano deu um ultimato para que o documento fosse apresentado até o final de janeiro. O Brasil ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 no ano de 2009, e passados mais de quatro anos, muitas das obras previstas para os Jogos sequer saiu do papel, e nem mesmo foram feitas licitações para sua realização.

Leia mais no site Uol.

(Postado por Eduardo Mota – Assessoria de Imprensa)