O programa Minha Casa Minha Vida, uma das vitrines eleitorais da presidente Dilma, possui diversas falhas e irregularidades. É o que constatou auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União e divulgada pelo site Contas Abertas. De acordo com o TCU, dentre as irregularidades constatadas no programa estão empreendimentos construídos em regiões onde não há escolas e postos de saúde, obras entregues com problemas estruturais e regiões com maior carência habitacional que não estão sendo atendidas.

O relatório do TCU aponta, por exemplo, que estados como Sergipe, Tocantins, Paraíba, Rondônia e Distrito Federal contrataram unidades habitacionais aquém de sua participação relativa no déficit habitacional na primeira fase do programa. Segundo o TCU, a situação continua crítica na fase 2 do Minha Casa, Minha Vida, especialmente em relação a Sergipe e Paraíba, onde o governo não atingiu nem a metade da meta de contratação até 2012.

Outro problema verificado pelos técnicos do Tribunal é a entrega de casas com diversas inadequações nas dimensões, instalações e materiais empregados, além de indisponibilidade de equipamentos de lazer. Também foram constatadas inadequações relativas à acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e problemas na pavimentação asfáltica, calçamento, drenagem urbana e sistema de esgoto sanitário ou pluvial.

Leia mais aqui.