No ano eleitoral, a presidente Dilma Rousseff tem viajado o país todo para entregar máquinas e equipamentos a prefeituras. A aquisição de máquinas para municípios de até 50 mil habitantes elevou em R$ 1,4 bilhão os investimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O volume de investimentos de 2014 já é mais de 1000% maior. Os dados divulgados pelo site Contas  Abertas foram atualizados pela inflação.

Os recursos incluem 18.073 equipamentos entre motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões cisternas e pás carregadeiras.

Os valores aplicados pelo MDA foram maiores do que os investimentos globais de ministérios importantes e responsáveis por obras relevantes como o da Saúde, das Cidades e da Integração Nacional. O Ministério da Saúde, por exemplo, aplicou R$ 1,3 bilhão no primeiro quadrimestre de 2014.

Relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), obtido pelo jornal Estado de S. Paulo, constatou uma sucessão de falhas na distribuição de retroescavadeiras aos municípios. De acordo com a CGU, não há fiscalização adequada e muitos equipamentos já sofrem com má conservação. Em alguns casos os operadores não recebem capacitação para lidar com as máquinas.