“Presidente Dilma, demonstre sensibilidade e sancione o PLN 31/2014, e garanta a milhares de aposentados do Aerus um Natal mais digno e feliz”. Este apelo foi feito pelo senador Alvaro Dias na Tribuna do Plenário, na sessão desta quarta-feira (10). O senador fez pronunciamento lembrando que desde a semana passada aguarda sanção presidencial o projeto, aprovado em sessão do Congresso, que autoriza um crédito orçamentário de R$ 248,2 milhões para que o Ministério da Previdência Social, cumprindo sentença judicial, realize pagamento atrasado de aposentadorias, pensões e auxílios-doença aos beneficiários do Aerus, fundo de pensão dos trabalhadores do setor aéreo. Cerca de 10 mil aeroviários seriam beneficiados por este pagamento a ser feito pela União. Atualmente, as aposentadorias recebidas pelos aeronautas representam cerca de 8% do valor previsto inicialmente no auge do Aerus. Desde que o fundo foi encerrado, em 2006, cerca de mil aeroviários já morreram.

Alvaro Dias lembrou no Plenário o itinerário de sofrimento vivido pelos aposentados do Fundo Aerus, principalmente pelo fato de o governo federal ter feito diversos recursos que protelaram por muitos anos a decisão sobre o pagamento dos benefícios, um direito conquistado na Justiça. Para o senador, a presidente Dilma pode transformar este calvário em alegria assinando a sanção do projeto aprovado por deputados e senadores.

“Muitos aposentados do Aerus perderam a vida neste itinerário de sofrimento e martírio de muitos anos, em busca de terem o pagamento justo de seus direitos. Mas resta a esperança desses aposentados terem algum motivo para comemoração e para terem, depois de tantos anos, um Natal feliz. É por isso que, desta tribuna, faço um apelo à Presidente Dilma para que assine já e permita que a família Aerus possa vivenciar o Natal que se aproxima de uma forma digna e sem a aflição de anos anteriores. Quantas vezes protestamos desta tribuna – senador Paulo Paim, senadora Ana Amélia e outros –; quantas vezes, senador Pedro Simon, da mesma forma. Quantas vezes dissemos que os aposentados do Aerus estavam sendo ludibriados pela insensibilidade governamental. Numa sequência infindável de contestações judiciais por parte da União, o processo ganhava contornos cada vez mais trágicos, o Governo não cumpria a decisão judicial que determinava o pagamento imediato daquilo que eles contribuíram para assegurar uma terceira idade com dignidade. Presidente Dilma, sancione já! É o apelo que estamos formulando, em nome do querido amigo Ivan Martins do Paraná, um dos líderes do movimento dos aposentados do Aerus, em nome de todos os aposentados do Aerus, a quem desejamos um Natal melhor do que dos anos anteriores”, disse o senador Alvaro Dias.