“É com grande satisfação que observamos Londrina ingressar em 2015 com um quadro equilibrado de contas públicas e obras relevantes em execução. As notícias positivas demonstram que a cidade recuperou sua autoestima”. A afirmação foi feita pelo senador Alvaro Dias, na abertura da sessão plenária desta sexta-feira (20). Em pronunciamento na Tribuna, Alvaro Dias elencou os excelentes resultados obtidos nos primeiros dois anos de gestão do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff.

Alvaro Dias lembrou que quando o prefeito Kireeff assumiu a gestão da cidade paranaense, no início de 2013, o cenário era desolador: previsão de déficit de R$ 70 milhões, postos de saúde sucateados, falta de médicos, professores, merenda e transporte escolar precários, etc. Em apenas dois anos, como destacou o senador, o prefeito conseguiu reverter a situação.

“Num esforço de austeridade máxima com os gastos, a gestão Kireff saneou as finanças e o município fechou o ano de 2014 com um superavit de R$ 73.735.935,27. No balanço positivo, a boa qualidade do ensino local recebeu prêmio nacional (IDEB) e a cidade incorporou novos professores e médicos. O quadro de professores foi ampliado em 630 profissionais, escolas reformadas e três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram construídos e outros reformados. É com orgulho que Londrina conquistou o primeiro lugar no IDEB, marca incontestável da qualidade de ensino local. Desde o início da atual gestão, 750 novos professores foram contratados. No setor saúde: contratação de 400 profissionais, dos quais 180 são médicos. Foram reformadas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e construídas novas unidades e um novo centro de Assistência ao Idoso. Está em fase final de construção a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Leste-Oeste. Novos equipamentos – ambulâncias, aparelhos de raio-x, operam em regime de tempo integral”, destacou o senador no Plenário.

Ao finalizar seu pronunciamento, o senador Alvaro Dias, além de parabenizar o prefeito Alexandre Kireeeff e sua equipe, afirmou que não há mágica nem pirotecnia na gestão pública, e que o prefeito não pode se afastar dos princípios da moralidade e observância irrestrita das metas ditadas pelo planejamento estratégico. “Sem rigor ético, transparência gerencial, austeridade administrativa e planejamento, é impossível governar. Parabéns Londrina! Parabéns, prefeito Kireeff. Os londrinenses merecem um novo tempo”, finalizou o senador.