O governo Dilma Rousseff é rejeitado por 64,8% dos brasileiros, e 77,7% reprovam o desempenho pessoal da petista à frente da Presidência. Além disso, 59,7% são favoráveis ao impeachment da presidente. As informações são de pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira (23). O levantamento constatou também que 75,4% dos entrevistados acreditam que o atual mandato de Dilma é pior do que o anterior, e que 81% apontam que a petista não está cumprindo suas promessas de campanha. A aprovação de Dilma chega a somente 10,8% dos entrevistados, um valor cerca de quatro vezes menor do que a aprovação identificada na última pesquisa, de 41%, efetuada entre 27 e 28 de setembro do ano passado.

Outro aspecto destacado pela pesquisa CNT/MDA diz respeito ao pessimismo generalizado em relação aos rumos da economia brasileira para os próximos meses. A maioria dos entrevistados disse que teme o aumento do custo de vida e já tem percebido a elevação dos preços de alimentos, transporte, saúde, energia e outros. Para 49,5% dos entrevistados, a crise econômica estará pior ao fim do governo Dilma e 82,9% afirmaram que a petista não está sabendo lidar com as dificuldades.

A pesquisa CNT/MDA identificou também que a maior parte dos brasileiros acredita que a presidente Dilma Rousseff e o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, são culpados pela corrupção instalada na Petrobras. À pergunta “O (a) Sr. (a) acha que a presidente Dilma Rousseff é culpada pela corrupção que está sendo investigada na Petrobras?”, 68,9% responderam sim. Com Lula no lugar de Dilma, o porcentual de entrevistados que concordaram com a questão é de 67,9%. As questões foram feitas a um público informado sobre o assunto – 85% declararam conhecer as notícias sobre a corrupção na estatal.

O conhecimento é acompanhado de descrença em relação à capacidade de o governo federal para reverter o quadro. A maioria dos entrevistados – 57,4% – disse que não acredita que a gestão Dilma conseguirá combater a corrupção na Petrobras. A pesquisa identificou ainda que a corrupção é considerada por 63,9% brasileiros como a principal causa responsável pela atual situação econômica no Brasil. E 50,6% dos entrevistados citaram a corrupção como a maior dificuldade a ser enfrentada pelo governo federal.