O líder da oposição, senador Alvaro Dias (PSDB/PR), voltou a defender, em palestra na OAB, na noite desta segunda-feira (13/4), a mudança do sistema de balcão de negócios na política, em que partidos políticos são cooptados para garantir o apoio ao governo: “Os manifestantes que estão indo às ruas querem a mudança desse sistema promíscuo, matriz de grandes escândalos, por um sistema mais republicano, com uma relação honesta entre os poderes”, disse.

O senador foi convidado pela Ordem dos Advogados do Brasil do DF para falar a desembargadores, juristas, advogados e estudantes sobre “Os Direitos Humanos e a Resposta às Manifestações Sociais das Ruas”. Segundo o vice-presidente da OAB, Severino Cajazeiras, a intenção das palestras é contribuir com a atual situação em que o país se encontra: “Estamos ouvindo representantes de todos os partidos e de vários segmentos da sociedade, e hoje trouxemos um parlamentar que honra o parlamento e a política, em um momento em que carecemos de homens íntegros que possam falar em nome do povo”, destacou o vice-presidente.

Na palestra, Alvaro Dias falou sobre o momento de desencanto com a política vivido no país, criticou o aparelhamento do Estado e defendeu as manifestações espontâneas que “têm brotado da fonte de indignação”. Segundo o senador, além do Executivo, o Poder Legislativo também precisa dar respostas, cortando gastos, e citou projetos que apresentou, como o que exige concurso para conselheiros de tribunais de contas dos estados e o que reduz o número de parlamentares em todas as instâncias de poder. “Cortar na própria carne é essencial para que possamos ter autoridade para cobrar mudanças nos outros poderes”, disse o senador sob aplausos da plateia.

O senador, que depois da palestra respondeu a questionamentos dos presentes, falou ainda sobre as denúncias envolvendo a Petrobras e o BNDES; sobre o projeto que impede a retirada de assinaturas em requerimentos de CPIs; sobre a tentativa de transformar corrupção em crime hediondo e sobre a reforma política, em especial a “necessidade de construir partidos de verdade, e não siglas para registro de candidaturas”. No final. Alvaro Dias recebeu dos dirigentes da OAB um certificado “pela contribuição com a democracia”.

Veja as imagens do evento, clique aqui.