As expectativas dos analistas de mercado para a economia brasileira em 2015 se deterioraram ainda mais nos últimos dias, como mostram as previsões para a inflação e para a atividade industrial pelo Banco Central, em sua nova edição do boletim Focus. O relatório mostrou uma expectativa mediana para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 passando de uma retração de 1,27% na semana anterior para 1,30% agora. Há quatro semanas, a projeção era de recuo de 1,20% do PIB deste ano.

Apesar da retração da economia esperada para 2015, a alta de preços não deve dar trégua, segundo analistas. Às vésperas da divulgação do IPCA fechado de maio, os analistas ouvidos pelo Banco Central elevaram a previsão para o IPCA deste ano pela oitava semana consecutiva. A expectativa é que o índice oficial de inflação encerre 2015 em 8,46%, contra 8,39% da semana anterior. Caso a estimativa para 2015 se confirme, o IPCA encerrará o ano muito acima do teto da meta do governo, de 6,5%. Para o fim de 2016, a mediana das projeções para o IPCA também ficou inalterada – pela terceira semana consecutiva – em 5,50%.

E entre a decisão da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros para 13,75% ao ano na semana passada e a divulgação da ata do encontro na próxima quinta-feira, o mercado financeiro manteve suas estimativas para quase todas as variáveis que englobam a Selic no Relatório Focus. Foi mantida a mediana com a expectativa de que a taxa básica de juros avançará para 14% ao ano no final deste ano. Para o dólar, a estimativa no encerramento de 2015 continuou em R$ 3,20 pela sexta vez seguida.