“Nos arquivos eletrônicos desta notável organização que é a Rede Globo está guardada a memória dos momentos mais fascinantes da história deste País”. Com esta frase, o senador Alvaro Dias abriu seu pronunciamento na sessão realizada na manhã desta quarta-feira (5), para homenagear a TV Globo por seu aniversário de 50 anos. A emissora, fundada pelo jornalista Roberto Marinho, começou a funcionar em 26 de abril de 1965. Hoje, a TV Globo é a principal emissora brasileira e lidera uma das maiores redes de televisão do mundo.

No seu discurso, o senador Alvaro Dias, após saudar os diretores da emissora presentes à homenagem, destacou o itinerário percorrido pela TV Globo ao longo de meio século de existência, que, para ele, “personifica o êxito da televisão brasileira em escala planetária”. O senador lembrou que no início de 1951, a Rádio Globo fez seu pedido de concessão de um canal televisivo, e em 1957, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o pedido de concessão. Alvaro Dias também afirmou que a trajetória que consagrou a TV Globo como uma empresa consciente de sua vertente social, direcionada à informação do público por intermédio de um jornalismo responsável, teve início no Rio de Janeiro, quando após a sua fundação, o jornalista e empresário Roberto Marinho adquiriu a TV Paulista, que passou a se chamar TV Globo São Paulo. Foi nesse contexto, disse o senador, que teve início a formação da futura Rede Globo.

“Os desafios e conquistas alcançadas nesses cinquenta anos – notadamente sua escalada para uma rede de TV multiplataforma de conteúdo para diferentes mídias – estão atrelados a um pensamento defendido pelo Dr. Roberto Marinho, qual seja, não dormitar sobre os louros do sucesso de ontem, porque eles não asseguram o sucesso de amanhã. O seu legado – TV Globo – está associado a valores basilares, tais como a qualidade, ética, compromisso com o telespectador, investimento nos talentos e incentivo à produção nacional. Não é por acaso que a Central Globo de Produção – o Projac – ostenta a posição de maior centro de produção de TV da América Latina e um dos mais modernos do mundo”, disse o senador Alvaro Dias.

Após destacar, em seu pronunciamento, a consolidação da projeção internacional da TV Globo, e de citar premiações que confirmam o padrão de excelência perseguido pela direção da emissora, o senador Alvaro Dias finalizou sua homenagem afirmando que o sucesso da empresa não foi alcançado de forma aleatória.

“Em todos os momentos, sem intervalos, a busca incansável pela diversificação de sua programação e inovação de formatos, marcaram de forma indelével a trajetória da TV Globo. A construção de uma das mais reconhecidas televisões do mundo é obra de uma arquitetura que mescla traços de engenho e arte, conjugada à obstinação do saudoso Dr. Roberto Marinho. Meus parabéns à TV Globo”, concluiu o senador Alvaro Dias.