O Brasil e seu povo estão caminhando para uma mudança irreversível de modelo político. Para o senador Alvaro Dias, esta foi tanto a sinalização como o aviso dado pelos quase um milhão de brasileiros que foram às ruas em dezenas de cidades do País, neste último domingo (16/8), em manifestações realizadas para protestar contra o governo. Em discurso no Plenário, Alvaro Dias disse que o debate sobre a quantidade de pessoas que compareceram aos eventos não tem qualquer importância diante do impacto que as manifestações deste domingo deixaram na vida política nacional.

“Impossível não reconhecer a importância das manifestações populares que tomaram conta das ruas do Brasil, em inúmeras cidades, neste domingo. Tentar minimizar o impacto desta manifestação popular histórica é afrontar a realidade e o bom senso. Pode-se discutir a quantidade dos que compareceram, mas não creio que seja importante falar em números. O mais importante é avaliar que esta gigantesca manifestação pública revela que a população exige mudanças urgentes no País. Estes protestos obtiveram unidade, as manifestações apresentaram foco, nitidez. A população disse o que deseja, e a palavra que sintetiza o conjunto desta obra, a aspiração maior da sociedade, é a palavra mudança”, disse o senador.

Para Alvaro Dias, a mudança mais desejada pela população é a do sistema político vigente, que privilegia o balcão de negócios e o toma lá dá cá em nome da governabilidade. Segundo Alvaro Dias, este modelo se esgotou e está falido, e precisa ser sepultado definitivamente em nome das aspirações populares.

“É triste verificar o cenário de desencanto que campeia entre os brasileiros. Mas de outro lado, é vivificante perceber que há uma nova nação surgindo, a nação dos brasileiros que reivindicam, que protestam, que fazem explodir a sua indignação escrevendo nas ruas do País seu apelo por um futuro melhor. O modelo atual do balcão de negócios se esgotou, faliu, não há como sobreviver. Quantas vezes aqui na Tribuna do Senado denunciamos e criticamos este sistema, que aparelha o estado, que promove nomeações apenas para cooptar partidos e políticos, que faz crescer de forma assustadora o custo de manutenção da máquina administrativa. O que há hoje é a total consagração da incompetência administrativa, a consolidação de um esquema de governo corrupto que promove a relação promíscua entre os poderes, especialmente entre Executivo, Legislativo e setores da iniciativa privada. Este é o modelo que tem que ser destruído, por rimar governabilidade com promiscuidade. A população não mais se conforma com essa tese de que é impossível governar o País sem o chamado balcão de negócios”, disse o senador Alvaro Dias.

O senador, em seu pronunciamento, disse não duvidar que os brasileiros, que hoje desejam ver as mudanças acontecendo de forma completa, se pudessem, fariam neste momento uma mudança radical nos rumos do País. “Não tenho dúvidas que se o povo pudesse, ele determinaria neste momento a renúncia coletiva de todos os agentes públicos, para começarmos tudo de novo, com eleições gerais. Eu não tenho a ousadia para fazer esta proposta porque sei que ela seria recebida com desdém e afirmariam ser resultado de ato demagógico, mas eu confesso que pelo que vi ontem, sinto que a sociedade brasileira tomaria essa atitude, porque deseja construir uma nova nação”, concluiu.