O senador Alvaro Dias comentou, na manhã desta quarta-feira (04), a denúncia apresentada ao STF pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, por indícios de que atuaram para atrapalhar as investigações da Lava Jato. O senador destacou o fato de que a denúncia apresentada pelo Ministério Público menciona, mais uma vez, a formação de uma organização criminosa que se apossou da administração pública, opinião que tem sido reiteradamente utilizada pelo Poder Judiciário.

“A denúncia do procurador Janot fala mais uma vez na formação de uma organização criminosa no comando do País. Essa expressão tem sido utilizada reiteradamente pelo Poder Judiciário, desde que veio à tona o escândalo do mensalão. O procurador Antonio Fernando, por exemplo, afirmou que uma organização criminosa arquitetara um sofisticado e complexo esquema de corrupção. Também o procurador Roberto Gurgel fez pronunciamentos na mesma direção, e depois tivemos a operação Lava Jato, que revelou fatos estarrecedores envolvendo o ex-presidente Lula e diversas autoridades do governo Lula”, afirmou o senador.

Para Alvaro Dias, é preciso que a classe política discuta com maior profundidade a causa dos escândalos de corrupção, que é, segundo ele, o modelo atual de governança com base na concessão de cargos em troca de apoio político e partidário. O senador afirma que esse modelo se tornou a usina dos grandes escândalos e a matriz de governos corruptos e incompetentes, não só a nível federal, mas também estadual e municipal.

“Este modelo promíscuo de governança tem que ser substituído no País. Ainda mais quando assistimos uma mudança em curso, que começou com multidões de brasileiros nas ruas exigindo o fim da corrupção e recuperando a capacidade de indignação. Portanto, se a classe política não promover mudanças essenciais como o sepultamento desse modelo promíscuo, que levou ao aparelhamento do estado, será atropelada por uma sociedade que anseia por um novo tempo. Portanto, estamos discutindo aqui apenas um capítulo dessa história deplorável escrita por uma organização criminosa que assaltou o País. Essa organização criminosa precisa ser contida e esse modelo implantado na governança tem que ser substituído”, defendeu o senador Alvaro Dias.