Aposentadoria dos professores é um direito intocável, afirma Alvaro Dias

0
781

A aposentadoria especial dos professores é irreversível, é uma conquista intocável, e em nenhum momento se permitirá que haja qualquer retrocesso neste direito. Esta foi a posição manifestada pelo senador Alvaro Dias, na sessão plenária desta segunda-feira (04), durante debate sobre iniciativas e propostas que estão sendo discutidas a respeito da aposentadoria de professores.

O senador Alvaro Dias lembrou que teve o privilégio de ter sido o primeiro autor de uma proposta, que foi aprovada, da aposentadoria especial dos professores. O senador disse que quando era deputado federal, por volta de 1977, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição conferindo aposentadoria especial aos professores, e que acabou sendo aprovada pelo Congresso Nacional.

“Creio que essa é uma conquista intocável. E é importante conferir esse estímulo aos professores, já que outros estímulos não existem: salários insuficientes, dificuldades incríveis. Estamos ainda vivendo uma fase em que a educação no País não é a prioridade absoluta – nem mesmo o Plano Nacional de Educação é aplicado, as metas estabelecidas são ignoradas. Torna-se muito mais o Plano Nacional de Educação uma manifestação de intenção do que propriamente uma lei imposta, que deve ser cumprida. Enfim, a nossa posição em relação à aposentadoria especial do professor é irreversível. Nós, em nenhum momento da nossa trajetória política, vamos admitir reverter essa situação”, afirmou o senador.