O embaixador do Paraguai, Manuel Cáceres, esteve, nesta quarta-feira (22/8), no gabinete do senador Alvaro Dias. O embaixador relatou as dificuldades em relação à construção da segunda ponte de Foz do Iguaçu, que vai ligar o Paraguai ao Paraná, e agradeceu o empenho do senador, que tem defendido a obra e cobrado do Governo Federal agilidade na resolução dos entraves burocráticos. “O atraso do início da obra fez com que recursos previstos no Orçamento fossem redirecionados a programas que estavam mais avançados”, lamentou Cáceres.

O embaixador destacou ainda que o Brasil é o principal sócio comercial do Paraguai, já que pela Ponte da Amizade circulam, por dia, pelo menos 1.000(mil) caminhões de carga: “A construção da segunda ponte é fundamental para melhorar o fluxo migratório e comercial da região”. O governo paraguaio pretende investir R$ 4 bilhões na obra.

No ano passado, Alvaro Dias intermediou reunião entre o embaixador Manuel Cáceres e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para tentar viabilizar a obra, já que havia divergências entre o Dnit e o Ibama sobre o projeto executivo do acesso. “Essa ponte é fundamental para os interesses dos dois países, e o impasse se arrasta há vinte anos. Precisamos eliminar os obstáculos que estão no meio do caminho”, disse o senador à época.