Em palestra sobre a conjuntura política, na noite desta segunda-feira (16/5), em Brasília, o senador Alvaro Dias disse que o Congresso deve ir ao encontro das aspirações populares, e rejeitar a política de balcão de negócios, que corrompe a política. “É um escárnio dizer que é impossível governar o Brasil sem o toma-lá-dá-cá. A enorme coalizão articulada pelo ex-presidente Lula deu no que deu. Os brasileiros estão exigindo seriedade e responsabilidade.  A grande aliança dos políticos deve ser com a sociedade”, destacou.

O senador também fez, para uma grande plateia de representantes da sociedade civil, um retrospecto das denúncias feitas por ele envolvendo a Petrobras e o BNDES para mostrar que, apesar dos alertas desde 2005, nenhuma providência foi adotada pelos governos do PT: “Protocolamos 19 representações na PGR mostrando os desvios da Petrobras. Alertamos há mais de uma década sobre os empréstimos bilionários do BNDES para ditaduras corruptas mundo a fora. E Lula disse ao Juiz Sérgio Moro que não sabia de nada, subestimando a inteligência e a memória das pessoas. Infeliz da Nação que não tem uma oposição atuante, e infeliz do governo que fecha os olhos para a corrupção”.

Respondendo a questionamentos do público, o senador também defendeu uma solução urgente para a dívida pública que tem impedido o crescimento da economia brasileira e a aprovação urgente da PEC de sua autoria que acaba com o foro privilegiado: “A operação Lava Jato trouxe nitidez a esse debate. Se não acabarmos com o foro, a Lava Jato vai terminar com o gosto amargo da impunidade para as autoridades protegidas por esse guarda-chuva de privilégios. Acabar com o foro é uma exigência da sociedade para que os envolvidos em irregularidades sejam responsabilizados civil e criminalmente”.

Alvaro Dias disse ainda que, com anos de roubo ao País, a recuperação do Brasil deve ser lenta, mas que é preciso acreditar na força da pressão popular: “O rombo foi grande, mas temos que apostar em uma solução, porque o País saiu da passividade e está mudando, indo às ruas, se manifestando nas redes sociais. E nas eleições de 2018, a grande pergunta aos candidatos deve ser: ‘onde o senhor estava quando o Brasil estava sendo assaltado? ’. Porque não adianta só o discurso de marketing, ou a declaração de que não é político. Eu sou político e isso não é desonra. Desonra é ser ladrão e mentiroso”, disse o senador, que recebeu um diploma de homenagem da maçonaria. “Tivemos aqui hoje uma aula de cidadania. O senador Alvaro Dias deu o diagnóstico e o remédio. O que mostra que ele não está preocupado com as próximas eleições, mas com as próximas gerações”, disse Lucas Galdeano.