Em discurso no plenário, na sessão desta segunda-feira (03), o senador Alvaro Dias registrou o encontro, realizado no último sábado (1º), que marcou o início das atividades do Podemos, partido político que recebe o registro do antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Segundo o senador, o Podemos tem o objetivo de fazer a leitura correta do que acontece com o país e contribuir para melhorar a situação dos brasileiros. De acordo com ele, as instituições e partidos políticos decepcionaram os brasileiros.

“No último sábado, milhares de pessoas, de brasileiros, vindos de todas as partes, de todos os Estados, de muitas cidades brasileiras, chegaram a Brasília na esperança de construir um novo partido político que possa verbalizar as aspirações do povo deste País. Está nascendo o Podemos, que tem a pretensão de fazer a leitura correta do que se passa neste País. Eu confesso, aliás, que, certamente, como muitos, vivo também a angústia de buscar contribuir, da melhor forma possível, para mudar este País para melhor. E nos defrontamos com um quadro de desesperança, já que as instituições públicas, especialmente os partidos políticos e os políticos de forma geral decepcionaram o povo deste País”, destacou o senador.

Segundo explicou Alvaro Dias, com a Operação Lava Jato, alguns partidos estão sendo considerados por procuradores da República como “organizações criminosas” e “lavanderias de dinheiro sujo”, afirmou o senador. Para Alvaro Dias, o Brasil precisa de reformas, mas que não sejam apresentadas por um governo envolvido em escândalos de corrupção. Para Alvaro, os governantes estão abaixo do nível da população que representam.

“Os brasileiros não são fracassados. Não foram os brasileiros que fracassaram. Quem fracassou foi o governo. Os que fracassaram foram os governantes. Ao contrário, o povo desse país não tolera o fracasso”, ressaltou.

O senador Alvaro Dias encerrou seu pronunciamento afirmando que a classe política precisa despertar a esperança adormecida na população. “Precisamos abrir amplas avenidas na direção de um futuro onde os caminhos difíceis de caminhar serão transformados em fascinantes caminhos de solidariedade, de trabalho, de democracia, de liberdade, de cidadania e de justiça social”, afirmou.

Em seu discurso, o senador lembrou ainda das palavras de Ulysses Guimarães: “é bom lembrar o que dizia Ulysses, que lembrava que os brasileiros dos campos e das cidades brotam como erva bendita e enchem as praças públicas de sonhos e esperanças de um futuro melhor. Nos lembramos de Ulysses Guimarães exatamente porque estamos vivendo um momento em que é preciso dizer: venham de todas as partes, dos campos e das cidades e conosco carreguemos os nossos sonhos e as esperanças porque já nos roubaram demais. Não vamos permitir que nos roubem sonhos e esperanças na construção de um Brasil melhor”, concluiu o senador Alvaro Dias.