O Líder do Podemos, senador Alvaro Dias, recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira (28/11), graduandos de Direito de universidades de Santa Catarina, Paraná e Pará. O grupo foi selecionado, por meio de testes, para um estágio na Câmara dos Deputados sobre os 30 anos da Constituição Federal.

No vídeo gravado pelos alunos, o senador lembrou a importância da Assembleia Nacional Constituinte comanda por Ulysses Guimarães: “Foi o reencontro da Nação com a democracia e, dessa forma, gerou-se a expectativa de um novo tempo”.

Alvaro Dias destacou os avanços incorporados pela Carta Magna, especialmente em relação aos direitos humanos e às liberdades individuais. E também defendeu mudanças: “O sistema federativo é hoje um dos maiores gargalos. A Constituição estabeleceu encargos para os municípios, sem a devida contrapartida. Essa deveria ser uma das principais reformas”.

Os universitários perguntaram também sobre a necessidade de convocar uma nova Constituinte, o que, para Alvaro Dias, seria perda de tempo: “A Constituição é importante para o País, e nós não temos tempo a perder. Precisamos de avanços imediatos com as reformas política, tributária, administrativa, entre outras, que são essenciais para o País”.

O senador Alvaro Dias lembrou que é autor de uma das principais mudanças na Constituição; a PEC que acaba com o foro privilegiado.

Os alunos do Paraná que estiveram no gabinete são da UEL (Universidade Estadual de Londrina), onde o então governador Alvaro Dias decretou gratuidade.

Foto Thaty Martins