O Líder do Podemos, senador Alvaro Dias, apresentou nesta segunda-feira (25), no plenário, um voto de censura à condução do governo venezuelano pelo presidente Nicolás Maduro. Segundo ele, além da recessão econômica e da grave crise política, houve um agravamento da crise devido ‘à extravagância de lunático do ditador da Venezuela’. O senador criticou o fechamento da fronteira da Venezuela com o Brasil para impedir a chegada de ajuda humanitária ao povo venezuelano.

“Fazendo pouco caso do drama vivido por milhões de pessoas que passam forme, que não têm condições de arcar com os altos custos dos alimentos e remédios, o alcaide chegou a afirmar que a ajuda humanitária não passava de um show, de uma tentativa de complô contra o seu governo. Hoje é certo que esse olhar cínico de Maduro ultrapassou a barreira do discurso e atingiu o ponto nevrálgico das relações harmônicas que devem reger a diplomacia internacional”, criticou.

O senador pediu que governo federal concentre esforços para socorrer os brasileiros que estão retidos no país vizinho, na sua grande maioria caminhoneiros. Ele também lamentou a postura de governos anteriores do PT que mantiveram proximidade e até “sustentaram” e “financiaram”, por meio de empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a juros baixos, o fortalecimento do regime bolivariano.

“O empréstimo a Venezuela chegou a US$ 2,3 bilhões para obras do metrô e de estaleiros. E eu pergunto aos mineiros de Belo Horizonte: e o metrô de Belo Horizonte? E eu pergunto aos paranaenses de Curitiba: e o metrô de Curitiba? Deixaram de investir no Brasil para investir na ditadura de Chávez e Maduro. E a Venezuela não paga, não pagará, não pode pagar, não tem com o que pagar. Não cumpre os seus compromissos internos com a sua pobre população. Nem mesmo medicamento, emprego, salário, moradia, escola, hospital. A doença se propaga! Como querem que a Venezuela nos pague US$ 10 bilhões? E por que fizeram isso? São os criminosos do Brasil. Não apenas administradores incompetentes e corruptos, são administradores que promoveram o crime de lesa-pátria. O Brasil não pode ser conivente, como fora em história recente, com governos sanguinários e corruptos como o da Venezuela”, finalizou Alvaro Dias.

Foto Thaty A.Martins