Em discurso na tribuna do Senado, esta segunda-feira (27/05), o senador Alvaro Dias ressaltou a importância das manifestações populares, como as realizadas ontem (26/05) e também no último dia 15. O parlamentar assinalou que os protestos reafirmam a “inabalável vocação da sociedade brasileira na busca de uma grande nação”.

“Creio não caber esta discussão: tivemos mais gente ontem ou no dia 15 de maio? Não importa. O que importa é que o Brasil está mudando. A sociedade brasileira está mudando. E sempre vale a pena a militância dos brasileiros. Os brasileiros se tornam, agora com muito mais entusiasmo, militantes das causas que defendem”, comemorou.

Sobre as manifestações de ontem, Alvaro Dias comentou que a cobrança foi “geral e irrestrita”. “A população não está satisfeita com o comportamento do Legislativo, do Judiciário e também do Executivo”, disse. “Temos de aceitar essa convocação e assumir o nosso papel diante de um país que quer mudanças, que quer encontrar os caminhos para o seu futuro. Este é o nosso dever”.

Entre as causas defendidas por aqueles que foram para às ruas, o líder do Podemos destacou o fim do foro privilegiado; o pacote anticrime, antiviolência e anticorrupção; a reforma da Previdência; o protesto em relação às lagostas do Supremo Tribunal Federal (STF); a exigência da instalação da CPI da Lava Toga; e a permanência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça.

Fim do Foro Privilegiado

Autor do projeto que acaba com o foro privilegiado de mais de 55 mil autoridades, Alvaro Dias defendeu ainda a aprovação do texto no plenário da Câmara – último passo antes de sua promulgação. O senador lembrou que, em cinco anos de Operação Lava Jato, foram 285 condenações em primeira instância, que totalizam mais de 3 mil anos de prisão. Já no STF, onde prevalece o foro privilegiado, no mesmo período, houve apenas uma condenação, de apenas 13 anos.

“Se há político solto que deveria estar preso, está solto graças ao foro privilegiado. Essa é, acima de tudo, a razão mais urgente da aprovação desse projeto que acaba com o foro privilegiado”, afirmou Alvaro Dias. “A indagação que faço: por que ainda não foi para a ordem do dia? Há razão para isso? Afinal, o povo brasileiro não deseja a votação desse projeto? O povo brasileiro não quer o fim do foro privilegiado?”, questionou o parlamentar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando houve às Eleições para presidente da República em 2018, e teve na Rede Globo um debate entre os candidatos a presidência da república, Amei de coração ver o senhor Álvaro Dias falando e debatendo os assuntos e às perguntas políticas com outros candidatos. Sei que faz tempo esse debate, porém sempre quis te falar o quanto que o senhor foi nota dez mas eu não via um caminho pra isso. Infelizmente o Senhor passou longe de ganhar às eleições, mas mesmo assim meus parabéns. Você é um cara muito inteligente, e fala muitíssimo bem. Vai aqui um Abraço. Se me permite um Beijo. Deus te abençoe. E continue aí nessa caminhada… Tchau! Flávia Campinas SP

    • Flávia, meu muito obrigado as suas palavras. Fico emocionado ao ver que de alguma forma marquei a minha presença nas últimas eleições. Agradeço de coração o carinho. Valeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, deixe seu nome aqui