A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal aprovou, esta terça-feira (17/09), de forma simbólica, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 61/2013, que cria a Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Responsável por desarquivar o projeto, no início do ano, o senador Alvaro Dias (Podemos-PR) destaca que a criação da Estrada-Parque segue os moldes dos países mais avançados do mundo.

“É uma estrada preservacionista, que contribuirá para a preservação do Parque Nacional do Iguaçu”, afirma o senador. “Hoje temos a caça ilegal, predadora, e certamente a população se tornará fiscal. O projeto é moderno. Estabelecerá passagens subterrâneas para os animais, grades protetoras, guaritas de fiscalização. Teremos o impedimento para que carros pesados trafeguem, não haverá o asfaltamento. Enfim, as normas que se constituem em exigência para a preservação ambiental estão contempladas”.

Alvaro Dias ressalta que o projeto conta com o apoio do governador, do secretário de Meio Ambiente, do presidente da República e do ministro do Meio Ambiente. “Há, sem dúvida nenhuma, a consciência de que, com esta Estrada-Parque moderna, teremos a mais adequada preservação ambiental daquele patrimônio da humanidade”, complementa o senador.

O projeto institui a via que ligará as cidades de Serranópolis e de Capanema, passando por dentro do Parque do Iguaçu. Fechado há quase duas décadas, o caminho histórico tem papel importante na integração do homem à natureza por meio do turismo ecológico, na proteção de aspectos histórico-culturais, na promoção da educação ambiental e no desenvolvimento sustentável na região.

O texto foi relatado na CI pelo senador Elmano Férrer (Podemos-PI). Agora, seguirá para análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado.