Alvaro Dias entrega a ministro abaixo-assinado por consulado em Orlando

1
1834

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) encaminhou ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esta terça-feira (12/11), um abaixo-assinado com cerca de 500 assinaturas de brasileiros que pedem a abertura de um consulado do Brasil em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. No ofício, o parlamentar relata as dificuldades vividas pelos brasileiros que residem na cidade, que precisam viajar 400 km até Miami, a fim de obter atendimento consular.

“Os residentes na Flórida Central estão submetidos ao inconveniente de perder um ou dois dias de trabalho, escola ou atividade empresarial para viajar até Miami, para resolverem suas pendências”, pontua Alvaro Dias no documento, ressaltando que “o inconveniente não é apenas dos brasileiros que moram em Orlando”, mas também dos que habitam em “cidades mais distantes”.

O ofício assinala que o “fluxo de turistas brasileiros aos Estados Unidos não cessa de crescer” e que a “projeção segue otimista”. O documento cita dados do site Statista, segundo os quais, em 2022, há expectativa de 1,84 milhão de brasileiros no país (atualmente são cerca de 1,6 milhão), sendo que esse destino é concentrado em 55% na Flórida e, mais especificamente, 35% em Orlando.

Alvaro Dias solicita ao ministro que examine o pleito “com a maior brevidade possível”, reforçando que a instalação de um consulado em Orlando “se reveste da mais alta relevância”. “É um clamor de cidadania dos irmãos brasileiros que lá transitam e residem”, afirma. O abaixo-assinado foi entregue ao senador, também esta terça-feira, pelo diretor da TV CNB (Canal Net Brasil), Joseph Gerson Issa (foto).

Em 18 de setembro, o líder do Podemos havia encaminhado um ofício e um memorando, respectivamente ao ministro Ernesto Araújo e ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), com o mesmo pleito. Nos textos, Alvaro Dias já assinalava que a medida representaria um grande benefício para os brasileiros residentes e visitantes da Flórida.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia Senador, quando aqui esteve, em Orlando, presenciei em sua palestra a promessa de que faria o pedido do Consulado para Orlando. Cumpriu o prometido.
    Jamais negou seus prometidos, desde dos tempos dos primeiros lides na política. Como governador cumpriu-os, pois sou testemunha pois ali estava como seu funcionário.
    Obrigado por mais este feito.
    Aproveito a oportunidade de parabenizá-lo por estar à frente de projetos que transformam o Brasil numa verdadeira Nação de Ordem e Progresso.
    Com meus cumprimentos.

Comments are closed.