Em nota, Podemos apoia decreto de calamidade pública e pede socorro amplo de governo à população

1
1199

A Bancada do Podemos no Senado Federal expressa apoio ao pedido de reconhecimento do estado de calamidade pública. Mais que isso, o Podemos enfatiza a necessidade premente de que as medidas decorrentes desse estado sejam tomadas com a urgência que o momento demanda, sem os obstáculos e embaraços burocráticos devidos em tempos de normalidade. 

O Brasil enfrenta um grande desafio que, se não tratado adequadamente, pode ser fatal para a vida de milhares de brasileiros.

Infelizmente, as medidas adequadas envolvem restrições de movimentação e diminuição da circulação das pessoas, com consequências que, certamente, serão profundamente sentidas pela economia nacional, particularmente para aqueles mais vulneráveis, que vivem nos pequenos negócios, na informalidade e na precariedade.

É absolutamente necessário, portanto, que, ao menos em momentos como esse, o governo assuma papel ativo na economia, ajudando a reduzir os impactos danosos que já se avizinham. Não é o momento de cálculos frios, mas sim de socorro e acolhimento da população.

Nesse sentido, é preciso que seja decretada a calamidade pública para fazer afastar exigências fiscais e macroeconômicas que, embora da mais alta importância para o desenvolvimento nacional no médio e longo prazo, parecem de imediato, diante do dramático desafio que se nos apresenta, pequenas e sem sentido.

Estaremos vigilantes para que a mitigação das regras de responsabilidade fiscal não seja utilizada de maneira desvirtuada, mas sim no estrito atendimento à calamidade e às consequências daí advindas.

Finalmente, expressamos a certeza de que a missão fundamental da política se encontra não em disputar e debater, mas em servir ao povo e ajudar os que sofrem.

Senador Alvaro Dias, Líder do Podemos no Senado

1 COMENTÁRIO

  1. Senador Álvaro Dias
    Estou contigo nestaS intervenções que sempre dignificam sua atuação como Senador daRepública.Estamos juntos

Comments are closed.