No último sábado (02/05), o Senado Federal votou o PLP 39/2020, que prestará auxílio financeiro de R$ 125 bilhões a estados e municípios para combate à pandemia da covid-19. O valor inclui repasses diretos e suspensão de dívidas.

Durante a votação, o Senador Alvaro Dias, atendendo demanda da Confederação Nacional dos Municípios, defendeu enfaticamente a colocação no texto do PLP 149 de artigo para incluir três mil municípios que possuem regime próprio de previdência no benefício de suspensão de suas dívidas. A reivindicação do senador tinha como objetivo garantir que os municípios que tenham regimes próprios de previdência para os seus servidores ficassem dispensados de pagar a contribuição patronal, desde que isso seja autorizado por lei municipal específica. O presidente do Senado, relator do projeto, atendeu o pedido do senador Alvaro Dias e finalizou o projeto com a ajuda aos municípios. O PLP 149 foi aprovado com 79 votos favoráveis.

Assista no vídeo o momento em que o senador reivindica o atendimento aos municípios, e a resposta do presidente do Senado e relator do projeto, logo abaixo.