Leia abaixo trecho da matéria da revista Veja que fala sobre a pesquisa que mostra o senador Alvaro Dias como o mais influente nas redes sociais no ano de 2019:

“Num passado não tão distante, cenas de políticos passeando por um lugar de grande concentração popular e seguidos por uma tropa de assessores representavam o auge de uma campanha. A sensação de proximidade e a imagem de que o candidato era um ser comum que compartilhava dos mesmos hábitos do eleitor sempre atraiu votos. Fechadas as urnas, tudo mudava, principalmente no caso de deputados e senadores que, ao se mudarem para Brasília, se tornavam praticamente inalcançáveis para grande parte de seus apoiadores. As redes sociais restabeleceram essa conexão e mudaram a relação entre os eleitores e o Parlamento. Atualmente, todos os congressistas mantêm pelo menos uma conta ativa em alguma rede social – fenômeno, portanto, que já contagiou todo o espectro partidário e ideológico.

Além da já conhecida “bancada do YouTube”, cujos entusiastas fotografam, filmam e transmitem tudo em tempo real, as redes inauguraram no Congresso um novo e controverso modelo de legislar: aquele que é guiado pelo clamor da internet. A pedido de VEJA, o Instituto FSB Pesquisa elaborou um ranking dos parlamentares mais influentes nas redes ao longo de 2019. O resultado foi atingido com base no monitoramento de todas as publicações feitas no Facebook, Instagram e Twitter a partir de 1º de fevereiro, quando a legislatura teve início, e no grau de engajamento de cada uma delas. Para o cálculo, foram levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de postagens, o alcance delas e o nível de interação – representada por curtidas, comentários e compartilhamentos. Há pesos diferentes para cada rede e para cada item analisado. O monitoramento é feito diariamente e, a cada semana, é encaminhado aos congressistas que, com base nele, definem suas estratégias digitais. A reportagem listou os dez deputados e dez senadores mais bem posicionados no ranking.

No Senado, o ranking é misturado entre figuras já tarimbadas. Lá, o ex-governador e ex-candidato à Presidência em 2018 Alvaro Dias (Podemos) foi o primeiro colocado entre os mais influentes. Atualmente, ele tem 1,4 milhão de seguidores no Facebook, 201.000 no Instagram e cerca de 420.000 no Twitter. Os números são grandiosos, mas não se configuram em um fenômeno absoluto – o senador de primeiro mandato e colega dele de partido Marcos do Val, por exemplo, tem quase o triplo de seguidores no Facebook, mas fica atrás no ranking por causa das outras métricas aplicadas pelo instituto. Alvaro Dias já tem em sua rotina uma dinâmica específica para as redes sociais.

“Vou dormir com o telefone na mão e acordo com o telefone na mão. Antes de fazer a barba, eu já fiz alguma coisa na rede para deixá-la atualizada”, conta. Além de ele próprio ser o principal encarregado de manter suas páginas virtuais, o senador conta com uma tropa de dez assessores para auxiliá-lo no ofício. Por isso, raramente é possível vê-lo andando desacompanhado no Senado. A cada discurso, há pelo menos um fotógrafo e um cinegrafista a postos para registrar a fala – as mais populares, normalmente pautas anticorrupção e relacionadas à Lava-Jato, são imediatamente transmitidas ao vivo. Há um time escalado também para fazer montagens, escrever as publicações e ainda ler cada um dos comentários e respondê-los individualmente. Todos são funcionários do seu gabinete, e, portanto, pagos com a cota específica para contratação de pessoal.

Os 10 senadores mais influentes:

1º – Alvaro Dias (Podemos-PR)
2º – Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)
3º – Humberto Costa (PT-PE)
4º – Major Olímpio (PSL-SP)
5º – Marcos do Val (Podemos-ES)
6º – Romário (Podemos-RJ)
7º – Jorge Kajuru (Cidadania-GO)
8º – Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
9º – Davi Alcolumbre (DEM-AP)
10º – José Serra (PSDB-SP)

3 COMENTÁRIOS

  1. Álvaro Dias um homem que faz com que acreditemos que ainda existe um político digno,honrado e que se preocupa com o povo do seu país. Se o povo brasileiro tivesse prestado mais atenção nas eleições o nosso país não estaria como está. ALVARO DIAS ESTAREI CONTIGO SEMPRE!

  2. Parabéns caro amigo Alvaro, os índices de reconhecimento correspondem a tua sempre atuante ética e profíqua atuação.

    Receba meu abraço

    LUIZ EDGARD BUENO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, deixe seu nome aqui